Desde criança que eu detesto matemática. Claro que não detesto de verdade, mas nossa afinidade sempre foi mínima. Lembro de um professor (Alô, Moraes!), que me reprovou com um sorriso nos lábios. Tudo bem, ele tinha razão. O que estava errada era a ideologia educacional da época (continua assim!)., logo ele não tinha culpa de ser o principal agente que me afastava da matemática. O fato é que eu já nessa época, não via qual seria a aplicação do Teorema de Tales, ou equações biquadradas, na minha vida. Porque tive que estudar Números Complexos, se nunca os usei? E não morri por isso!
Nossos pobres mestres passaram tanto tempo nos ensinando (ou, tentando ensinar!) fórmulas, que esqueçeram de nos ensinar a PENSAR matematicamente. Mas como poderiam? Nem eles sabiam. Pensar matematicamente significa pensar com lógica, utilizando-se da razão para calcular e analisar as probabilidades. Significa ter os pés no chão e uma mente muito aberta. Quem usa a lógica e a razão sempre sabe as chances de sucesso e fracasso, portanto, comete menos erros, na vida até.
Deviam ter nos ensinado que a divisão do salário mínimo nunca daria pra pagar as contas, que mesmo dobrando suas horas extras, você não consegirá obter um resultado realmente satisfatório, que os juros NUNCA são simples e que as taxas, essas sim, são compostas.
Poderiam ter nos ensinado, que é preciso elevar sua paciência à máxima potência para ser atendido no SUS, que não importa quanto o governo baixe a taxa SELIC, isso nunca será sentido no seu bolso. E as duas lições mais importantes de todas:
1) Não importa a enorme quantidade de opções que você tenha à disposição na hora do voto, todos são ladrões. Ou serão!
2) Eles não precisam melhorar a educação NUNCA, haja vista vc não precisar saber lem nem escrever pra votar, é só decorar dois ou três números e um botão laranja e pronto. Qualquer um pode ser Ph.D. nisso!!
Reitero que minha crítica não é à MATEMÁTICA em si, mas às formas pelas quais é ensinada nas escolas, e aos políticos, a quem interessa que as coisas continuem assim. Sou a favor de uma Educação Inclusiva, Objetiva e REALISTA. Chega de contar às crianças que a Princesa Isabel era um doce, que D. João era um Herói e que TODOS PRECISAM SABER NÚMEROS COMPLEXOS! Todos precisam é saber RACIOCINAR! E uma matemática inteligente seria uma incrível ferramenta nesse aprendizado.
Com isso, conclamo todos nós, educadores de todos os tipos: pais, professores, tutores, instrutores, a pensar um pouquinho: O QUE PODEMOS FAZER? Nossa geração já está meio podre, é verdade. Mas compete a nós guiar os passos de nossos pequenos (enquanto são pequenos!) em direção à luz! Lhes ensinar um pouco de lógica, de bom-senso e "Malandragem" (como diria Cássia Eller), para que eles percebam, no futuro, quando estiverem pra ser enganados por propostas e propagandas políticas mentirosas. E sim, devemos lhes dar mais que palavras de orientação, EXEMPLOS positivos, pois quando crianças reproduzimos o que vemos nos adultos ao nosso redor.
Podemos mudar o presente? Infelizmente acho que não. Mas o futuro dos nossos filhos, os FILHOS DO BRASIL, ainda estão em nossas mãos. Então, lhes ensinemos ao menos que:
POBREZA+DESCASO= PROBLEMAS SOCIAIS,
mas que também:
ALEGRIA+BONDADE=SATISFAÇÃO PESSOAL.
Lhes ensinemos que não importa quantas vezes você perca na vida, uma hora você irá vencer, se continuar lutando; que sempre haverá um amanhã, por mais triste que tenha sido a Noite de nossas vidas; que ensinar SEMPRE é um ato de amor, e que AMOR, é uma Grandeza Incontável.
Isto posto, só resta elucidar o título: "tica" é parte da palavra "TITICA", que todo mundo sabe o que significa, logo, Matem a tica!!!
E que venha uma nova MATEMÁTICA!!!