sexta-feira, 17 de junho de 2011

Discussão liberada: Ponto a favor da DEMOCRACIA!


A liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras.

(Carlos Drummond de Andrade)



Temos vivido tempos interessantes no Brasil, ultimamente, no tocante à algumas discussões que sempre foram varridas pra baixo dos tapetes do convencionalismo social, e que, felizmente, começaram a ser trazidos à luz. Questões como o homossexualismo, preconceito, inclusão social, e... Políticas sobre entorpecentes. No dia 15 passado, o STF liberou as manifestações e movimentos pró-Cannabis, para fazer suas passeatas e pedir pela descriminalização e pela legalização.


A meu ver, ponto favorável para os políticos, mesmo que tenhamos nossas dúvidas sobre as RAZÕES para que eles tenham aceito isso assim, por unanimidade... Mas enfim, ponto favorável, porque é o diálogo quem ganha... É a tolerância, e acima de tudo, a NÃO-VIOLÊNCIA. Muita gente pensa nisso de forma genérica, ou distante... Pensando: "ah, temos coisas mais importantes pra discutir", ou "isso é coisa de bandido! Tem que ir tudo pra cadeia" ou ainda "ah, eu sou usuário, mas essa questão não me interessa, já que tenho meus contatos"... Seja qual seja seu ponto de vista, creio que sim, o assunto é de seu interesse.


Em primeiro lugar, porque, não importa quem você seja, a violência oriunda do tráfico de drogas, pode direta ou indiretamente te atingir, sejapor um assalto, seja como consumidor, seja como vítima inocente do lugar e hora errada... Além disso, sabemos que o tráfico de drogas, na real, só ferra os mais fracos e os usuários, porque os GRANDES tubarões desse mercado estão tranquilos, atrás das janelas de vidros dos duplex da vida... O fato é que quando se pensa em consumo de maconha, se pensa quase sempre em pessoas "perdidas", vagando pelas ruas do mundo... Ou cometendo crimes para sustentar seus "vícios"... O que não é absolutamente verdade! Há claro, desocupados em todos os cantos do mundo, mas há também muitas pessoas de bem, que estudam e trabalham muito e ainda assim, gostam de fumar seu baseado no final do dia... Falo de pessoas de todos os tipos, classes e profissões, e tenho quase certeza que ou você é um deles, ou conhece alguém que é assim... Médico, engenheiro, advogado, professor, cabeleireiro, enfim... Há pessoas de bem que se TORNAM "marginais" por estarem à margem de um lei retrógrada e desatualizada, sofrendo preconceitos bestas ao invés de estarem gerando lucros para o Governo com o seu entretenimento, como faz quem bebe, muito embora o álcool seja COMPROVADAMENTE muito mais nocivo (a quem bebe e aos outros) que o THC.


Até umas décadas atrás, maconha era vendida em farmácias, contra asma! Era vendido como "cigarro índio"... O que acontece é que quando o "governo" viu que as pessoas faziam uso recreativo da planta e só precisavam plantar pra isso, e não estavam mais pagando IMPOSTOS, eles resolveram proibir... O que falta realmente ao Brasil é justamente discutir isso tudo, e quem sabe, um político corajoso para defender o uso de alguns milhões para a pesquisa de uma maconha sem semente, que o Governo possa controlar a produção e a arrecadação, para assim poder passar a controlar essa venda e legalizar o uso no Brasil.


Isso sem dúvidas reduziria a violência, uma vez que uma boa parte das pessoas que são presas ligadas a isso são usuárias apenas e acabam se misturando com todo o tipo de preso no SISTEMA o que acaba por prejudicar TODA a vida da pessoa... Pergunto: é justo? Apenas por fumar um matinho enrolado? Isso é MESMO pior que beber um litro de cachaça e sair por aí dirigindo feito um louco, atropelando e matando pessoas? Ou estranhar um parente e matá-lo, sobre o efeito do álcool, como sempre vemos na TV? Ou usar isso como desculpa pra covardemente espancar a esposa? Enfim... Não estou fazendo apologia nem nada, apenas não consigo ver a lógica na perseguição à maconha e a aceitação tão plena do álcool em nossa sociedade...


Acho que a decisão do STF é muito boa, justamente por isso, para que possamos discutir tudo isso de peito aberto, como uma jovem democracia como a nossa deve fazer, sem medo de ouvir e ser ouvido. Gostei muito do que disse o Ministro Cezar Peluso: "O governo não pode proibir expressões verbais ou não verbais porque a sociedade as considera desagradáveis, ofensivas e destoantes do pensamento dominante. É preciso manter o debate permanentemente aberto" - em entrevista ao site ESHOJE (veja a matéria na íntegra) Por nosso lado, fizemos uma entrevista com o fundador do CLPP (Coletivo Liberdade para a Planta) aqui em Belém, para saber o que o movimento tinha a dizer sobre a decisão do STF. Segue a entrevista:


Manga Cultural: Nos fale um pouco de você e do que faz


Ângelo: Me chamo Evangelo Lopes (me chamem de ÂNGELO apenas), trabalho em uma lan house, estudo em casa e sou um dos coordenadores do CLPP Belém.



MC: Nos fale do coletivo e de como surgiu a ideia


Ângelo: O CLPP Belém é um grupo aberto, onde qualquer pessoa que tenha interesse em ajudar a construir o debate acerca de descriminalização da maconha (aqui em Belém especificamente). A idéia surgiu depois de levar uns tapas e um soco na costela por estar fumando unzinho num show, 2 seguranças me desceram a porrada pq eu não tinha dinheiro pra dar pra eles (pra eles não me levarem pra viatura da PM estacionada a uns 50 mts dali.). Eu já havia ouvido falar da Marcha da Maconha, que visa por em debate a legalização/descriminalização da maconha. Como é um assunto atual e inerente a toda a sociedade percebi que Belém não poderia estar fora desse debate. então resolvi criar o CLPP, convidei uma galera e estamos aí.



MC: Houve repressão? Como foi? Tem algum tipo de registro?


Ângelo: sim, na marcha da liberdade do dia 28/04 fomos desapropriados de nossa faixa por homens da GBEL, sob acusação de "apologia", posteriormente essa faixa foi entregue à um pastor da pedreira pra ser queimada na "fogueira santa" em uma igreja da pedreira.

isso sem contar nas ameaças de termos nossos celulares e cameras quebrados por estaermos filmando a ação truculenta deles...

na confusão o camera acabou nem salavdno o video do momento da tomada da faixa. temos registros, mas por falta de tmepo de ir pega-los ainda não estão na net.



MC: E agora, com a aprovação do STF, o que muda?


Ângelo: Em teoria não muda nada, tínhamos e SEMPRE tivemos o direito à livre expressão de fazer a marcha da maconha, o problema sempre foi o MPE metendo o nariz onde não era chamado e os Juízes fazendo algo que não é de sua alçada,... CENSURAR MARCHAS AMPARADAS LEGALMENTE PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

-na pratica... Poderemos marchar, debater, falar, gritar, e nos EXPRESSAR em paz, sem o medo de ter uma tropa de pm no nosso cangote gritando "isso, isso e aquilo é apologia", (rsrs) é até um alivio, saber que agora não corremos mais o risco de sofrer CENSURA por parte do poder judiciário.



MC: Planos para o futuro?


Ângelo: Sim, Marcha Nacional da Maconha dia 02/07 14h na Praça Waldemar Henrique, e um evento que ainda está em fase de planejamento. Aguarde... (rsrs)



MC: Quer deixar alguma mensagem?


Ângelo: Não deixem de participar da Marcha da Liberdade dia 19/06 as 14h na praça Waldemar Henrique.

caso alguém queira ajudar a construir esse debate aqui em Belém basta entrar em contato com a gente: clppbelem@live.com / angelo.daemon@Live.com / http://clppbelem.blogspot.com

....

Frente a tudo isso, repassamos a discussão e reforçamos o convite. Discutam, debatam, repercutam. Concordem, discordem, não importa, mas EXERÇAM SUA CIDADANIA fortalecendo assim, nossa DEMOCRACIA! Só não se escondam atrás da apatia ou descaso... Não ajam como se não tivesse nada a ver com vocês também, afinal, a paz em nosso país é um interesse de todos nós, ou não é? Chega de violência idiota, chega de mortes idiotas, chega de políticas idiotas!! Se é conversando que a gente se entende, o que está faltando pra começar esse papo?

Vamos lá, que o futuro é nosso!

GC.

________________________________

Mais uma vez reitero que não temos a intenção de fazer apologia ao uso de nenhum tipo de droga, nem estamos com isso assumindo o uso de nenhum tipo de droga. Estamos apenas defendendo o direito PLENO à discussão do tema, como forma justa e democrática de expressão.

________________________________________________

Entrevista publicada originalmente no blog MANGA CULTURAL

http://mangacultural.blogspot.com

Seja um de nossos autores!

.