segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Fragmentos




"Transforma-se o amador na coisa amada,
por virtude do muito imaginar;
Não tenho logo que desejar,
pois em mim tenho a parte desejada.

Se nela está minha alma transformada,
que mais deseja o corpo de alcançar?
Em si somente pode descansar,
Pois consigo tal alma está liada.

Mas essa linda e pura semidéia,
que, como o acidente em seu sujeito,
Assim com a minha alma se conforma.

Está no pensamento como idéia,
(e) o vivo e puro amor de que sou feito,
como a matéria simples busca a forma..."

************************************

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

**************************

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía."


Luís de Camões

________________________________
Nota: Uma pequena homenagem a esse gênio das letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um de nossos autores!

.